Hipnose
Antes de falarmos sobre a Hipnose Clínica, precisamos saber o que é hipnose.
A hipnose está envolvida em toda e qualquer persuasão que atinja uma mudança de crença ou de concepção de ideia no subconsciente. Ou seja, é o uso da linguagem para gerar uma nova realidade. É a ultrapassagem da faculdade crítica rebaixada, para instalação de pensamentos selecionados.
É muito comum as pessoas associarem a hipnose ao entretenimento, seja por conta da Hipnose de Rua (também chamada de street hypnosis) e da Hipnose de Palco (para shows cômicos), no entanto, há uma forma de se utilizar a hipnose que merece nossa atenção: a Hipnose Clínica.
Você sabe o que é Hipnose Clínica?
A hipnose clínica ou hipnoterapia, é o uso da hipnose associado a alguma técnica de psicoterapia.
Essa forma de tratamento se destaca por sua eficácia e adaptabilidade, permitindo abordar uma diversidade de problemas relacionados à saúde mental. A hipnoterapia tem se mostrado uma excelente opção para quem busca um caminho para superar dificuldades internas, promovendo um melhor entendimento de si mesmo e uma recuperação duradoura.
Por que a Hipnose Clínica funciona?
A hipnose é uma ferramenta valiosa no contexto da psicoterapia. Embora hipnose não seja o mesmo que relaxamento, muitas induções hipnóticas se baseiam no relaxamento, que, por si só, tem efeitos terapêuticos.
A hipnose altera a nossa percepção de realidade. Podemos modificar a percepção sensorial, possibilitando, por exemplo, que o cliente enfrente suas fobias sem a necessidade da presença do objeto fóbico no consultório.
Por meio da hipnose, é possível criar cenários mentais que ajudam os indivíduos a processarem e reconfigurarem suas experiências de maneira controlada. Essa abordagem não só facilita a exposição gradual a situações desafiadoras, mas também promove um espaço seguro para que o paciente desenvolva novos padrões de pensamento e comportamento. Assim, a hipnose se estabelece como uma ferramenta eficaz na terapia, ampliando as possibilidades de tratamento e enriquecendo o processo de autoconhecimento.
O que posso tratar com a Hipnose Clínica?
A terapia com hipnose costuma ser uma terapia breve que atua basicamente em questões emocionais (fobias, traumas, ansiedade, transtorno do pânico, etc). Com a ajuda da hipnose é possível ir à causa do problema emocional e modificar os efeitos.
Imagine-se alterando crenças limitantes, criando novos hábitos e adquirindo comportamentos mais coerentes com os seus objetivos. Tudo isso é possível com a ajuda da hipnose.
Com relação a questões físicas, se forem de origem emocional a hipnose pode ajudar atuando na emoção. O que pode acontecer é a pessoa ter uma melhora na questão física, por tabela. É o caso, por exemplo, de algumas alergias e fibromialgias. Numerosos estudos comprovam a eficácia da hipnose no controle da dor. Em muitos casos um trabalho interdisciplinar, com profissionais de outras áreas, é o mais aconselhado.
A ciência comprova a hipnose?
Sim! São muitos os artigos científicos que comprovam a eficácia da hipnose.
No Brasil, a hipnose clínica já é reconhecida pelos conselhos federais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), Psicologia (CFP), Medicina (CFM), Odontologia (CFO) e Enfermagem (COFEN). Além disso, são inúmeros os artigos científicos que atestam a sua eficácia.