Baixe meu e-book Gratuitamente

O que é HIPNOSE?

Hipnose Clínica | Adslan Corrêa

O que é hipnose?

 

Podemos definir a hipnose de várias maneiras. Segundo James Tripp, é “o uso da linguagem para gerar uma nova realidade”, ou seja, é quando consigo influenciar alguém a partir da minha comunicação. Ela também é foco e concentração. Quer ver como funciona? Pare a leitura agora e pegue qualquer objeto. Olhe atentamente para ele, como se fosse uma criança curiosa descobrindo todos os detalhes. Perceba que, neste momento, ao fixar a atenção no objeto, você naturalmente se desconcentra das outras coisas que estão ao seu redor.

 

Quer saber uma situação muito comum e na qual você nem percebe que está em estado hipnótico? Se você dirige, já deve ter acontecido de chegar ao seu destino como se estivesse no piloto automático. Você estava com o pensamento longe e, mesmo assim, não subiu na calçada, não entrou na rua errada e nem invadiu o sinal. Quer outro exemplo? Algumas pessoas estão com os óculos na cabeça ou pendurados na camisa e perguntam: “Cadê os meus óculos?” Pois é, a hipnose está mais presente na nossa vida do que imaginamos.

 

E o que falar das sensações que um filme nos provoca? Sabemos que são atores, que aquilo não é real, mas ficamos totalmente absorvidos pela história. Muitas vezes perdemos até a noção do tempo, de tão entretidos que estamos!

 

 

Quem inventou a hipnose?

 

A hipnose existe desde que o homem existe. Ela não possui um criador, é algo natural do ser humano. Os primeiros registros ocorreram há mais de 3.500 anos. No Papiro de Ebers, que é uma espécie de livro de medicina do Egito Antigo, existem relatos de processos hipnóticos, assim como encontramos outros relatos em diversas civilizações.

 

Vale ressaltar que o nome hipnose foi cunhado muitos anos depois, pelo médico James Braid. Na época, ele achava que as pessoas dormiam durante o processo e, por esse motivo, resolveu colocar o nome hipnose em alusão ao deus grego do sono, “Hypnos”. Quando Braid descobriu que ninguém dormia, achou por bem mudar o nome para monoideísmo, ou seja, única ideia. O nome hipnose, no entanto, já havia se popularizado. Certo ou errado é o que utilizamos até hoje.

 

 

Os mitos da hipnose

 

Por falta de informação, muitas pessoas costumam perguntar: hipnose é o mesmo que dormir? O hipnotista controla o hipnotizado? Vou contar meus segredos? Posso ficar preso no transe? Isso tudo é mito! Coisa de filme e desenho animado.

 

 

  1. Hipnose é o mesmo que dormir?

Não. Essa falsa impressão acontece porque o indivíduo geralmente fica de olhos fechados durante a sessão de hipnose, como se estivesse dormindo. No entanto, hipnose e sono são coisas completamente distintas. A hipnose é um estado intermediário entre o sono e a vigília.

 

  1. O hipnotista controla o hipnotizado?

Isso é um mito, pois toda hipnose é uma auto-hipnose. O hipnotista é um guia para que o hipnotizado saiba o caminho a seguir para entrar em transe hipnótico.

 

Imagine o seguinte: o hipnotista é um copiloto no carro de rally e o hipnotizado é um motorista. Não basta que o copiloto dê as instruções, é preciso que o motorista ligue o carro, acelere e siga os passos para chegar até o local desejado. A decisão de seguir ou não seguir as orientações do copiloto é sempre do motorista.

 

  1. Vou contar meus segredos?

Claro que não, a menos que queira! Seguindo a mesma linha de raciocínio da resposta anterior, o hipnotizado não fica inconsciente e, portanto, não faz nada contra a sua vontade.

 

  1. Posso ficar preso no transe?

Embora seja um medo muito comum, não existe tal possibilidade. Não há um único caso conhecido, nem há evidências científicas de que essa situação tenha ocorrido. Entramos e saímos do transe diversas vezes no decorrer do dia, pois esse é um fenômeno inerente ao ser humano.

 

Se um hipnotista deixar uma pessoa hipnotizada e for embora, podem acontecer duas situações. Uma delas é a pessoa perceber que o hipnotista não está mais falando e resolver abrir os olhos, pois é possível sair do transe a qualquer momento. A outra possibilidade é a pessoa sentir-se tão relaxada naquele estado de transe que acaba adormecendo.

 

 

Hipnose tem comprovação científica?

 

Sim! Hoje, existem inúmeros artigos científicos falando de hipnose. No Brasil, a hipnoterapia, ou hipnose clínica, que é o uso da hipnose dentro de um contexto terapêutico, já é reconhecida pelos conselhos federais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), Psicologia (CFP), Medicina (CFM), Odontologia (CFO) e Enfermagem (COFEN). Além disso, são inúmeros os artigos científicos que atestam a sua eficácia.

 

 

O que lhe impede de se beneficiar dessa ferramenta incrível?

Compreender a hipnose é um passo importante para desvendar suas muitas aplicações benéficas. Seja no entretenimento ou utilizada como ferramenta poderosa para acelerar os resultados em um processo de terapia, a hipnose tem sido cada vez mais difundida e procurada.

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a hipnose e seus mitos, que tal explorar a fundo esse tema fascinante? Procure especialistas, participe de workshops ou leia livros sobre o assunto. Desperte sua curiosidade e descubra como a hipnose pode transformar não apenas a sua vida, mas a de muitas pessoas ao seu redor. Não perca essa oportunidade de expandir seus conhecimentos—comece essa jornada hoje mesmo!

CATEGORIA:

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Pinterest
Email

O que é HIPNOSE?

Podemos definir a hipnose de várias maneiras. Segundo James Tripp, é “o uso da linguagem para gerar uma nova realidade”, ou seja, é quando consigo

Leia mais »